A Alergia é a reação exagerada das defesas naturais do corpo em resposta a uma substância específica. A exposição potencial a substâncias que provocam alergias ocorre através de nossa interação com o mundo ao nosso redor: respirando, ingerindo alimentos ou pelo contato de alérgenos com a pele e as mucosas. Condições alérgicas leves a moderadas podem causar sintomas como urticária, eczema, vermelhidão da pele, coceira na boca e garganta, congestão nasal ou coriza, espirros, irritação nos olhos e outros sintomas relacionados. Respostas alérgicas graves podem envolver inchaço obstrutivo dos lábios, língua e / ou garganta, dificuldade para engolir e falta de ar ou chiado no peito. As alergias podem progredir com esses e mais sintomas, enquanto algumas respostas alérgicas são anafilaxia imediata e emergenciais, e potencialmente fatais.
As principais categorias de alergias alimentares incluem leite, ovos, peixe, crustáceo, amendoim, nozes, soja e trigo, que juntos representam mais de 90% das alergias alimentares, de acordo com a Food and Drug Administration (FDA). Além disso, estima-se pelos Centros de Controle de Doenças (CDC) que as alergias alimentares afetam 4 a 6% das crianças e 4% dos adultos.
Embora esses indivíduos possam conhecer suas alergias alimentares, é pouco provável que saibam que podem ter alergias às ervas chinesas que são a mesma substância ou relacionadas aos seus gatilhos de alergia alimentar. Portanto, os profissionais de MTC devem investigar as alergias conhecidas para cada paciente e identificar quais ervas e fórmulas chinesas representam risco real ou potencial de induzir resposta alérgica direta ou alergia cruzada (de uma substância com conteúdo semelhante ao alérgeno primário). Esta ação prudente por parte do prescritor minimizará e evitará reações alérgicas às ervas chinesas e facilitará um progresso mais suave e tranquilo no tratamento.
Abaixo estão listadas as principais categorias de alérgenos, incluindo sua relação com ervas e fórmulas chinesas em geral, e sugeridos substitutos para o alérgeno em potencial sempre que possível.
Leite
Aproximadamente 2 a 3% das crianças menores de 3 anos são alérgicas ao leite e produtos lácteos. Felizmente, 20% das crianças superam essa alergia aos 4 anos de idade e 80% das crianças superam essa alergia aos 16 anos.
O leite de vaca e produtos lácteos NÃO são usados em ervas e fórmulas Evergreen.
Ovos
Aproximadamente 2% das crianças são alérgicas aos ovos e às proteínas das claras ou gemas. Felizmente, 70% das crianças com alergia ao ovo superam essa condição aos 16 anos.
Os ovos NÃO são usados em ervas e fórmulas Evergreen.
Nota: Embora o Ji Zi Huang (Galli Vitellus), literalmente ‘gema de ovo’, tenha sido listado na matéria medica chinesa no passado, raramente é usado hoje como remédio herbal.
É mais provável que seja discutido como opções nutricionais.
Peixes
A alergia ao peixe afeta os adultos com muito mais frequência do que as crianças. O risco de alergia cruzada é relativamente baixo em peixes, pois ter alergia a um tipo de peixe (ou seja robalo, linguado ou bacalhau) não significa que haverá alergia cruzada a outros tipos de peixe (atum) ou mariscos (camarão, caranguejo e lagosta).
O peixe NÃO é usado em ervas e fórmulas Evergreen.
Frutos do Mar
A categoria geral «frutos do mar» inclui crustáceos e moluscos. Aproximadamente 0,5 a 2,5% da população em geral é alérgica a frutos do mar.
Crustáceos
Crustáceos são um tipo de frutos do mar com casca dura e sem espinha dorsal, tais como caranguejos, lagostins, lagostas, camarões. Para as pessoas sensíveis aos frutos do mar, os crustáceos apresentam alto risco de provocar alergia alimentar.
Os crustáceos NÃO são usados em ervas e fórmulas Evergreen.
Moluscos
Os moluscos são frutos do mar com articulações em duas partes, como amêijoas, mexilhões, ostras e vieiras, além de vários tipos de polvo, caracóis e lulas. (O polvo e a lula internalizaram suas conchas, portanto não se assemelham completamente à outras espécies da família dos moluscos.)
Os moluscos geralmente estão associados ao baixo risco de respostas alérgicas, e há apenas um risco menor de alergia cruzada aos moluscos para aqueles que são alérgicos a crustáceos.
As ervas ou fórmulas chinesas que contêm substâncias de frutos do mar estão listadas na tabela a seguir.
Amendoim
A alergia ao amendoim está ligada à anafilaxia – que é, como mencionado acima, uma condição grave e potencialmente fatal que requer tratamento imediato. Cerca de 20% das crianças que sofrem de alergias ao amendoim acabam superando-o, de acordo com o National Institutes of Health.
Nota: O amendoim é uma leguminosa (da mesma família da soja, ervilha e lentilha), não uma noz de árvore.
O amendoim NÃO é usado em ervas e fórmulas Evergreen, mas pode ser mencionado em receitas terapêuticas na nutrição chinesa.
Nozes
As nozes vêm em várias formas e tamanhos. Embora deliciosas, as nozes também podem estar ligadas à anafilaxia. As alergias às nozes geralmente duram a vida inteira, e as chances de superar as alergias às nozes são inferiores a 10%. As nozes associadas ao alto risco de alergia alimentar incluem: amêndoas, castanhas de faia, castanha-do-brasil, butternuts, cajus, castanhas, chinquapins, coco, avelãs, nozes de gingko, nozes de nogueira, nozes de lichia, nozes de macadâmia, nozes, pinhões, nozes-pili , pistache, nozes de karité e nozes.
Nozes de alto risco
As ervas chinesas/ fórmulas que têm alto risco de desencadear alergias relacionadas a nozes incluem a noz de ginkgo e nozes de lichia.
Herb / Formula | Substituição sugerida | |
Ervas isoladas | Bai Guo (Semen Ginkgo) | Wu Wei Zi (Fructus Schisandrae Chinensis) |
Li Zhi He (Semen Litchi) | Ju He (Semen Citri Reticulatae) | |
Fórmula à base de plantas | Dissolver (GS) 5 | Yin Chen Hao Tang (combinação de artemísia) |
5 contém Li Zhi He (Semen Litchi) |
Nozes de baixo risco
As ervas chinesas/ fórmulas que têm baixa associação com o risco de alergias às nozes incluem sementes de pêssego, sementes de cereja anã chinesa, semente de arborvitae chinesa e sementes de damasco amargas.
Soja
A soja é um ingrediente comum em fórmulas de uso pediátrico e em muitos outros alimentos processados. A alergia à soja é mais comum em bebês e crianças com menos de 3 anos de idade. Felizmente, a maioria das crianças supera a alergia à soja aos 10 anos.
Algumas ervas chinesas/fórmulas são derivadas da soja ou são processadas com grãos de soja ou óleo de soja.
Trigo
As alergias ao trigo se desenvolvem quando o sistema imunológico do corpo se sensibiliza e reage exageradamente à proteína do trigo. As reações alérgicas afetam muitas partes do corpo, incluindo pele (ex: erupção cutânea ou eczema), nariz (ex .: nariz entupido, coriza), pulmão (ex: asma) e outras.
Algumas ervas chinesas/ fórmulas são derivadas do trigo ou contêm trigo.
Glúten
O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. A hipersensibilidade ao glúten pode causar sinais e sintomas gerais (ex: diarréia, constipação, dor abdominal ou fadiga) e doenças específicas (doença celíaca na qual o revestimento do intestino delgado é danificado).
Algumas ervas chinesas/ fórmulas são derivadas do trigo, cevada e centeio e podem conter glúten.
Referências
- Food Allergies: What You Need to Know by US Food and Drug Administration.
- Food Allergy by National Institute of Health. https://www.niaid.nih.gov/diseases-conditions/food-allergy
- Food Allergy Among U.S. Children: Trends in Prevalence and Hospitalizations by Centers for Disease Control & Prevention
- Allergens by Food Allergy Research and Education.
- Chen J.K., and Chen T.T. Chinese Medical Herbology and Pharmacology, 2004. City of Industry, CA USA. Art of Medicine Press.
- Chen J.K., and Chen T.T. Chinese Herbal Formulas and Applications, 2009. City of Industry, CA USA. Art of Medicine Press.
- Chen J.K., and Chen T.T. Chinese Herbal Formulas and Applications, 2009. City of Industry, CA USA. Art of Medicine Press.
- Woo, CK and Bahna SL, Not all shellfish “allergy” is allergy! Clin Transl Allergy. 2011; 1:3.
- Dharmananda S., Eucommia – a Unique Rubber Tree. Institute for Traditional Medicine, Portland, Oregon.
- Quist C., Herbal Treatment in Special Populations.